terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Discurso de Paraninfo - Análise de Sistemas PUCRS - 22/dez/2005

Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Irmão Joaquim Clotet,

Excelentíssimo Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Prof. Sérgio Lessa de Gusmão,

Excelentíssimo Vice-Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Prof. André Duhá,

Prezados Professores e Funcionários Homenageados,

Demais membros da mesa,

Srs. Pais, familiares e demais convidados,

Meus colegas e afilhados,

Boa tarde,

Primeiramente, gostaria de agradecer pela honra de poder participar deste momento na companhia de meus colegas de profissão: meus colegas professores (aqui também honrados pela homenagem que recebem); meus novos colegas analistas de sistemas e administradores (literalmente encerrando o ano com chave de ouro); senhores pais, também meus colegas na tarefa de educar, e os principais professores para que este sonho hoje esteja se realizando.

Enfim, todos estamos felizes. Felizes pela cerimônia, felizes pela formatura, felizes pela etapa alcançada, felizes pela festa que vem logo depois. Cada um está feliz por vários motivos. Cada um está feliz por estar utilizando uma ou mais fórmulas de encontrar a felicidade.

Não falarei de tecnologia, de pesquisa ou de ciência. Dizem que medimos nosso progresso pela tecnologia que possuímos, e esta é o resultado de várias pesquisas no campo de uma ciência.

Falarei analogamente de realizações, de sonho e de sentimento. O nosso progresso, como pessoas, deve ser medido pela qualidade de nossas realizações, que são o resultado de vários sonhos a partir de vários sentimentos.

Assim como o progresso da tecnologia não é maior por falta de saber administrar, também nossas realizações não são maiores por não administrarmos nossos sonhos.
Mas como administrar os sonhos, se aprendemos que só se pode administrar aquilo que pode ser medido?

Se vocês planejarem um sonho, dividí-lo em etapas, com tarefas e prazo definidos, e colocarem estas tarefas nas suas listas de pendências diárias, então o sonho pode ser administrado e pode, sim, ser alcançado. E assim surgem as realizações, que são o nosso progresso pessoal.

Contudo, a qualidade de nossas realizações depende dos nossos sentimentos. Nunca se esqueçam que a emoção determina a qualidade dos registros em nossa memória.

Com certeza vocês lembram das disciplinas lecionadas com bom humor, com uma didática diferente, em que havia trabalhos práticos a serem realizados, em que houve estímulo ao pensamento e senso crítico.

Por outro lado, acredito que as disciplinas tidas como monótonas, julgadas por vocês como desnecessárias, que não receberam a devida prioridade, essas não ficaram com o conteúdo guardado. Somente a emoção triste de que foi uma disciplina qualquer.

Independente disto, vocês estão diante de uma realização no dia de hoje. Mas esta realização terá sua qualidade verificada em outras duas universidades: uma pública, chamada VIDA, e outra privada, chamada MERCADO DE TRABALHO.

A vida exigirá que vocês saibam lidar com toda a sorte de sentimentos, distribuídos entre diversas pessoas, e estas pessoas lhe cobrarão a qualidade de cada realização de vocês.

O mercado de trabalho cobrará a memória de vocês. Mas só memória não adianta: não basta ter o conhecimento - é necessário raciocinar com ele e gerar novos conhecimentos.

Por isso, gostaria de lhes desejar alguns sentimentos para ajudarem vocês na vida e no mercado de trabalho. Sentimentos como:

  • a humildade, para reconhecer que quanto mais se aprende, mais falta para aprender, e assim conseguir reconhecer o próprio erro;

  • o respeito, para aceitar as opiniões e limitações, e assim conseguir trabalhar em equipe;

  • a compreensão, para ter a pró-atividade em tudo o que fizer;

  • o bom senso, para poder distinguir entre ganhar dinheiro ou auxiliar alguém menos favorecido;

  • desejo também um pouco de fracasso, para que não sejam esnobes;

  • desejo muitos erros, para que aprendam com eles e não tenham um trabalho monótono.

Desejo que sejam melhores que todos os seus professores, melhores que seus pais, melhores que seus ídolos. Eles terão orgulho disso, com certeza.

Enfim, desejo que vocês sejam felizes, da melhor maneira que vocês escolherem. Desejo que alcancem o sucesso, da forma que encontrarem. Mas acima de tudo, desejo que sejam VOCÊS MESMOS.

E que todos nós tenhamos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo, com muita saúde e, principalmente, com muitos sentimentos bons. Muito obrigado.

Nenhum comentário: