Excelentíssimo Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Prof. Sérgio Lessa de Gusmão,
Excelentíssimo Vice-Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Prof. André Duhá,
Prezados Professores e Funcionários Homenageados,
Demais membros da mesa,
Srs. Pais, familiares e demais convidados,
Meus colegas e afilhados,
Boa tarde,
Primeiramente, gostaria de agradecer pela honra de poder participar deste momento na companhia de meus colegas de profissão: meus colegas professores (aqui também honrados pela homenagem que recebem); meus novos colegas analistas de sistemas e administradores; senhores pais, também meus colegas na tarefa de educar, e os principais professores para que este sonho hoje esteja se realizando.
Ao longo desses últimos anos, ouvimos falar numa expressão que, para muitos, representa a fronteira entre a glória e o fracasso. Estou falando de planejamento. Ouvimos falar que, para ser competitiva e atingir o sucesso, uma organização deve ter um planejamento estratégico, com termos bem definidos, como missão, visão, metas, valores e princípios.
A vida de cada um de nós é como uma organização. Temos que ser economicamente ativos e viáveis (além, é claro, de ter que recolher impostos sobre isso). Temos que ter responsabilidade social e nos preocupar com o meio ambiente. Temos, até, marketing pessoal e, por que não, processo seletivo para os que convivem conosco. E se não estamos cadastrados no Orkut, somos considerados excluídos digitais.
Mas quando falamos em planejamento, acaba-se a comparação entre nossas vidas e as organizações. As diferenças são simples:
- Algum de nós sabe definir qual a missão de sua própria vida? Talvez essa seja a questão que nos leva a ser eternos insatisfeitos; mas também a que permitiu que evoluíssemos;
- Nossa visão de vida ora é curta (o que nos deixa medíocres e limitados, sendo facilmente superados), ora é distante (o que faz com que nos chamem de sonhadores). Na dúvida, escolham a segunda opção;
- Nossas metas, muitas vezes, são trocadas, substituídas ou simplesmente esquecidas de acordo com as dificuldades que encontramos no caminho. O importante, nesse caso, é continuar no caminho. Afinal, obrigatoriamente sempre haverá dificuldades, mas ser derrotado por elas é opcional;
- Nossos valores e princípios geralmente não foram construídos por nós: foram herdados de nossos pais. O caráter de vocês sempre será associado aos valores e princípios que seguirem.
Como se vê, criar um planejamento para si próprio não é fácil. Viver sem um planejamento é mais complicado, embora seja possível. Mas independente disso, sempre haverá críticas. Com ou sem planejamento pessoal, não faltará críticos. Com ou sem razão, seus atos e até seus pensamentos serão julgados pelas pessoas. E será nessa hora que os valores, os princípios e o caráter de cada um de vocês serão colocados à prova. E para suportar essa pressão, duas atitudes serão necessárias: o trabalho e a humildade. O trabalho, além de nos enobrecer, afasta as críticas. A humildade, além de afastar as críticas, nos enobrece.
Analisando os fatos que ocorreram nesta Copa do Mundo, me lembrei de uma frase que meu pai me disse: “tu não precisa ser o melhor; basta estar entre os bons”. Acredito que o Brasil era o melhor, mas não teve humildade. Também acredito que a Itália estava entre os candidatos ao título, mas foi humilde e trabalhou diante das críticas. Tudo foi uma questão de planejamento.
Diante disso, falando de amigo para amigos, gostaria de desejar a todos vocês muito trabalho e muita humildade.
Não tenham medo de lutar. Não tenham medo de se superar. Não tenham medo de serem felizes. Mas não subestimem seus adversários.
Quando a derrota vier, aprendam as lições da vida e se superem, pois a revanche chegará. E nunca transformem suas derrotas em estigmas do passado. Pois vocês são fruto do planejamento de suas vidas, construído com os valores e princípios de suas raízes, e com uma missão que vocês mesmos definiram: melhorar o mundo com suas decisões.
Desejo, de coração e com orgulho, muito sucesso a todos vocês.
Muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário