quinta-feira, 6 de março de 2008

Caracterização da empresa

Depois de definida a tríade tema + orientador + empresa, o primeiro capítulo a ser feito, para cursos de Administração de Empresas e Análise de Sistemas, é a caracterização da empresa.

Neste capítulo deve-se descrever a empresa em que será realizado o trabalho de conclusão, a pesquisa. Parece óbvio isso, mas já vi gente caracterizando a empresa em que trabalha, e não a empresa em que está sendo realizado o trabalho de conclusão. Loucura...

O primeiro item deste capítulo deve ser o histórico da empresa. Procure material sobre isso no site da empresa, livros, apresentações internas (isso serve para empresas grandes). Converse com os proprietários para saber como foi a história da empresa até agora (recomendado para empresas pequenas). Sempre coloque as datas e os nomes de sócios e de empresas envolvidos em mudanças de contrato social e possíveis aquisições e fusões.

O segundo item recomendado é falar da missão, visão e valores da empresa, que podem ser obtidos no planejamento estratégico ou até no próprio site da organização.

O terceiro item são sobre os produtos e serviços, além do mercado de atuação. Apresente os principais produtos e serviços da empresa, seus diferenciais. Fale sobre o mercado de atuação da empresa. Se necessário, efetue uma ligação com a história da empresa caso tenha ocorrido a mudança de mercado de atuação ao longo do tempo, sempre focando no mercado atual.

O quarto item recomendado deve falar sobre os principais clientes, fornecedores e concorrentes da empresa. Se a lista for muito grande, cite as áreas de atuação dos clientes, os produtos e serviços dos principais fornecedores e o ramo de atuação dos concorrentes.

O quinto item recomendado é a estrutura organizacional. Coloque e explique o organograma da empresa. Caso seja muito grande, coloque um segundo organograma, especificando o setor da empresa em que o trabalho será realizado. No organograma, não coloque nomes de pessoas: somente os cargos devem aparecer.

Em breve falarei sobre o próximo capítulo: situação problemática. Até mais.